terça-feira, 3 de julho de 2012

Armadura de Torneio: "Justa"


O que é uma Justa?

Justa é um desporto jogado por dois cavaleiros com armaduras montados em cavalos. Consiste numa competição marcial entre dois cavaleiros montados, usando uma variedade de armas, geralmente em grupos de três por arma (como a inclinação com um lança, golpes com machados, ou golpes com a espada), entre outros, muitas vezes, como parte de um torneio.
 
A justa foi um jogo marcial na Idade Média, sendo necessário ter uma habilidade muito grande para praticar este desporto. Embora o primeiro torneio foi feito em 1066, a justa não ganhou popularidade generalizada até o século XII. É mantido o seu estatuto como um desporto popular europeu até ao início do século XVII.

Em uma área chamada de arena, dois cavaleiros montados em cavalos combatiam. Cada cavaleiro portava uma lança de madeira com uma ponta sem corte. Cada um tentava quebrar sua lança no corpo ou na cabeça de seu oponente ou tentava derrubar seu oponente de seu cavalo. Eles recebiam pontos por quebrarem uma lança (o número de pontos dependia da parte atingida do corpo do oponente) e, geralmente, podia-se ter de uma a três investidas por rodada.Mesmo as armas não tendo cortes, muitos cavaleiros eram feridos os mortos em justas. 

O vencedor da justa seguia na competição e podia desafiar outros cavaleiros. O perdedor tinha que entregar sua armadura e seu cavalo para o vitorioso. Geralmente, o vitorioso vendia a armadura e o cavalo para o perdedor. Dessa maneira, os cavaleiros poderiam juntar uma fortuna (ou perdê-la) nos torneios. Um cavaleiro, Ulrich Von Lichtenstein, fez uma grande carreira em torneios pela Europa e escreveu sobre suas aventuras. O personagem de Heath Ledger imitava Sir Ulrich no filme "Coração de Cavaleiro.

A justa foi incorporada em torneios vários séculos após a sua estreia. O torneio permitiu uma melhor exibição da habilidade individual e, embora perigosa, ofereceram grandes somas de dinheiro do prémio. Muitos cavaleiros fizeram a sua fortuna com esses eventos, enquanto muitos perderam a fortuna ou mesmo a vida. Por exemplo, Henrique II da França morreu quando uma lança do seu adversário atravessou a sua viseira e a quebrou em fragmentos, cegando o olho direito e penetrando na sua órbita direita e têmpora.

Mais informações sobre o assunto: 
http://construindohistoriahoje.blogspot.com.br/2012/03/pelo-retorno-das-justas-os-cavaleiros.html








2 comentários:

  1. Olá amigo Leandro, achei muito interessante seu trabalho. A armadura das Justas está ficando fantástica. Vou colocar em breve seu blogue em minha lista.
    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, muito obrigado, seja bem vindo sempre, fique ligado que logo terei mais novidades. Agradeço também por colocar meu blog em sua lista.

      Forte abraço meu amigo!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...